Yoga, Massagem Ayurvédica e Terapias de Crescimento Pessoal

R. Campo Grande, 473 - Vila Leopoldina

Tel.: (11) 953 590 170

1 de janeiro de 2011

O Bija Yoga deseja a todos um feliz e iluminado 2011

Homenagem ao querido Guruji, que nos inspira diariamente no caminho do yoga. Hoje, Iyengar está com 94 anos e mora na cidade de Puna, na Índia.

"Costumo dizer que o corpo é o arco, o asana é a flecha, e a Alma, o alvo.

O asana deve ser honrado e virtuoso. 'Honrado' aqui significa que deve ser sincero. Você não deve fingir nem trapacear. Cada centímetro do corpo deve ser tomado pelo asana, desde o peito, os braços e as pernas até a ponta dos dedos dos pés e das mãos, para que ele irradie do centro do corpo e ocupe todo o diâmetro e a circunferência dos seus membros. Você deve sentir a inteligência, a percepção e a consciência em cada centímetro do corpo.

'Virtuoso' significa que ele deve ser feito com a intenção correta: não para o ego ou para impressionar, mas para o Eu e para nos aproximar de Deus. Dessa maneira o asana é uma oferenda sagrada. Estamos rendendo o nosso ego. Essa é a suprema devoção a Deus (Isvara Pranidhana).

Não basta que a mente e o corpo estejam fazendo o asana. Você precisa estar nele; tem de colocar nele a sua Alma.

Como realizar o asana com Alma? Isso só pode ser feito com o órgão do corpo que está mais perto da Alma: o coração.

Portanto, o asana virtuoso parte do coração, não da cabeça. Assim, você não apenas o está fazendo, como está nele. Muitas pessoas tentam pensar em como fazer o asana, mas você deve sentir como fazê-lo, por meio do amor e da devoção." B.K.S Iyengar, em Luz na Vida.

Visite também o site oficial de B.K.S Iyengar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Yogaterapia

Yogaterapia
Terapia de Gestão de Conflitos

Siga-nos